PRÓXIMA PARTIDA

MAD X

17/01

16:00 h

Conselheiro Galvão

Carioca Série A - 2018

Patrocinadores:


25/04/2017 14:03

Madureira adota departamento de inteligência para aprimorar desenvolvimento dos atletas da base

A análise de desempenho é uma das áreas que mais tem crescido no mundo do futebol. Atualmente, todos os grandes clubes do mundo possuem essa estrutura, que auxilia atletas e comissão técnica. Por isso, desde o início deste ano a base do Madureira conta com o trabalho do DIM (Departamento de Inteligência Madureira), que dá essa estrutura para os atletas da base do clube.

Dinâmica de trabalho

Com o objetivo de aprimorar a correção e o desenvolvimento dos jovens jogadores que estão iniciando o seu processo de formação no Madureira, a equipe de inteligência traz à Escola de Campeões as melhores práticas adotadas no futebol mundial. O Auxiliar Técnico do Sub-20 e coordenador do DIM, Douglas Barbosa, conta um pouco sobre a dinâmica do trabalho realizado pela análise de desempenho:

- No início da semana ou logo após a partida, a Comissão Técnica recebe o vídeo da partida da nossa equipe e mais três mini vídeos, com os melhores momentos, gols da partida e lances do goleiro. Um quarto mini vídeo sobre outro aspeto da partida pode ser enviado à Comissão Técnica, caso seja solicitado. Em relação ao adversário, a Comissão Técnica recebe um relatório sobre a equipe contendo suas principais características, podendo assim planejar as sessões de treinamentos da semana baseado neste relatório – explica Douglas.

Trabalho elogiado pelos atletas

O bom trabalho de Douglas Barbosa, Yan Viegas (Analista de Desempenho do Sub-17) e Felipe Soares (Analista de Desempenho do Sub-15), profissionais que fazem parte do DIM, foi bastante elogiado pelos atletas e vem tendo papel fundamental nas boas campanhas do Madureira nos campeonatos da base.

- No dia seguinte à partida em que fizemos a primeira análise (contra o Botafogo, no Sub-20), muitos atletas me procuraram antes do treinamento pedindo para que eu desse continuidade nas análises dos adversários, pois eles sentiram uma diferença muito grande durante a partida. Todos faziam o mesmo comentário: "eu já sabia os movimentos que eles iriam realizar e isso facilitava as minhas decisões" – conta Douglas Barbosa.

Equipe profissional e prospecção de novos jogadores

Assim como na base, a equipe profissional também contou com um departamento de inteligência durante o Campeonato Carioca. O trabalho de análise de desempenho começou com a chegada do técnico PC Gusmão, que trouxe consigo o analista Renan Gusmão para realizar essa função. Essa estrutura ajudou bastante o clube a conseguir a classificação às semifinais da Taça Guanabara e à Série D do Brasileirão do ano que vem.

Ex-goleiro do Madureira e atual Gerente de Futebol da base do clube, Cleber Moura ressalta a importância do departamento, não só para o desenvolvimento dos atletas do MEC mas também para o descobrimento de novos talentos para a Escola de Campeões do Tricolor Suburbano.

- Estamos cada vez mais modernizando e nos equiparando aos grandes clubes. Era uma necessidade muito grande ter em nossa base os profissionais de análise de desempenho. Com muito esforço e dedicação dos profissionais envolvidos, conseguimos montar o DIM. Hoje, toda nossa base, do Sub-13 ao Sub-20, conta com essa ferramenta indispensável no futebol atual. Temos todos os vídeos dos nossos jogos, analisamos os nossos atletas individualmente e analisamos o sistema de jogo dos adversários a cada jogo, tudo isso entregue nas mãos das comissões técnicas a tempo para os jogos. Além disso, é uma ferramenta muito usada hoje para analisarmos os possíveis reforços para base, com os mapeamentos dos atletas de vários clubes e campeonatos diferentes – disse Cleber, campeão da Taça Rio de 2006, da Copa Rio de 2011 e vice-campeão da Série D de 2010 como jogador do clube.

Texto: André Soares/Madureira EC



Comentários nesta notícia

MAIS NOTÍCIAS

13-12-2017

A menos de um mês para a estreia, Sub-20 trabalha forte na preparação para a Copa São Paulo de Jr.

O primeiro grande objetivo da equipe Sub-20 do Madureira no...

04-12-2017

Confira a tabela do Sub-20 no Carioca do ano que vem

O Madureira teve sua tabela no Carioca Sub-20 definida na...

28-11-2017

“Sempre quis jogar no Madureira”, afirma o atacante Zambi, reforço do Madureira para 2018

O atacante Zambi é uma das caras novas do Madureira...

VER TODAS AS NOTÍCIAS

MADUREIRA TV

Desenvolvido por: